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Avaliação Diagnóstica e Intervenção nas dificuldades de aprendizagem

A avaliação diagnóstica é o processo pelo qual o aprendente é submetido junto com a sua família no intuito de se rastrear a causa da possível dificuldade de aprendizagem. Quando a criança começa a apresentar dificuldades no seu processo de aprendizagem, é encaminhada pela escola para outros profissionais da área da saúde e da educação para uma investigação mais minuciosa, para que sejam relacionados os sintomas presentes a uma possível causa. Cabe então ao profissional Psicopedagogo aplicar um protocolo de investigação a fim de se realizar um levantamento a respeito destes sintomas e fazer os devidos encaminhamentos necessários aos profissionais da equipe multidisciplinar quando necessário. Este protocolo contempla uma série de exercícios, avaliações e escalas de observação que são realizados em face dos sintomas apresentados pelo aprendente, ao qual denomina-se Avaliação Diagnóstica Psicopedagógica.

O processo de Intervenção Psicopedagógico é desenvolvido de forma personalizada e única para cada caso. Contempla práticas e exercícios que envolverão o desenvolvimento global do aprendente, evidenciando suas potencialidades e acolhendo as suas dificuldades, sempre com o objetivo de transformá-las e proporcionar a superação dos obstáculos que impedem o avanço no processo de ensino e aprendizagem. A intervenção psicopedagógica não tem uma duração precisa, pois dependerá do desenvolvimento e do avanço do indivíduo sobre as suas dificuldades. Para isso então, o profissional Psicopedagogo se utilizará de ferramentas atualizadas e embasadas cientificamente, que respeitarão sempre as limitações e as necessidades específicas de cada um, sendo que a abordagem será sempre norteada por teorias de pesquisadores e estudiosos apontados pela literatura científica como renomados no assunto.

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